Disciplina SEMINÁRIO – 9º seminário

23/05/2017 09:18

Presença obrigatória para alunos matriculados na disciplina. Convidam-se os demais interessados.

DATA:  24/05/2017 (quarta-feira)

HORÁRIO: 10:10

LOCAL: Auditório do Departamento de Química – CFM

TÍTULO: A tecelagem Huni Kuin e o ensino de química.

PALESTRANTE: Dra. ANELISE MARIA REGIANI (DQ-UFSC)

RESUMO:

O conhecimento humano é fruto da curiosidade em compreender os fenômenos observáveis e da necessidade em sobreviver em distintos ambientes, agradáveis ou perigosos. Assim, a humanidade produziu vários tipos de conhecimentos, desde os mais práticos aos mais profundos e complexos. A Ciência constitui um conjunto de conhecimentos com fundamentos seguros adquiridos por meio de observação e experimentação rigorosas e controladas, no qual a informação escrita tem aspecto importante. Já o Conhecimento Tradicional é um conjunto de saberes e práticas produzidos com base na cooperação social e nas relações próprias com a natureza e a propagação oral tem a sua maior expressão. Com o objetivo de oferecer uma educação científica pluralista que integre a ciência a outras formas de conhecimento, valorizando práticas e saberes de sociedades tradicionais, buscou-se aproximar os conhecimentos indígenas da etnia Huni Kuin sobre tecelagem do conhecimento escolar em Química. Desta forma, serão apresentadas nessa palestra possíveis inserções da cultura indígena como tema transversal em aulas de química.