2º seminário – obrigatório

29/08/2017 09:00

Presença obrigatória para alunos matriculados na disciplina. Convidam-se os demais interessados.

 

Data: 30/08/2017

Horário: 10:10

Local: Auditório do departamento de química

 

Título: DNA esférico – Nanopartículas modificadas com oligonucleotídeos para uso em diagnósticos e biomedicina.

Palestrante: Dr Dagoberto Silva – Departamento de Química/FURB

Resumo:

Nanopartículas de ouro, de tamanho controlado, modificadas com cadeias específicas de oligonucleotídeos são conhecidas como DNA esférico. Estas estruturas desenvolvem um papel importante como biosensores na marcação de células ou fragmentos dessas, podendo ser utilizadas até mesmo em células vivas.

A propriedade de hibridização das cadeias de oligonucleotídeos, faz com que as nanopartículas modificadas, consigam identificar sequências específicas de bases nitrogenadas. Desta forma, é possível detectar doença genéticas, fragmentos de DNA, ou até mesmo proteínas.

Sabendo que nanopartículas de ouro são atóxicas no organismo, as estruturas de DNA esférico conseguem penetrar na célula, via membrana celular. Uma vez dentro da célula, a proteína DNase consegue clivar as cadeias de oligonucleotídeos ligadas às nanopartículas. Desta forma, há um processo de “gene-delivery”, atuando no interior da célula doente.

Sendo assim, as nanopartículas modificadas com oligonucleotídeos vem para auxiliar tanto no diagnósticos de doenças genéticas como na tentativa de prevenir as mesmas.