3º Seminário – obrigatório

04/09/2017 12:43

Presença obrigatória para alunos matriculados na disciplina. Convidam-se os demais interessados.

Data: 06/09/2017

Local: Auditório do departamento de química

Título: Glico-Cubossomas Coloidais: Nanoestruturas Extraordinárias e Fantásticas a partir da Xiloglucana.

Palestrante: Dr. Edson Minetti  – Departamento de Química/UFSC

Resumo:

Algumas das nanoestruturas mais surpreendentes provêm da natureza. Arquiteturas altamente organizadas com periodicidade tridimensional podem ser encontradas em todos os seres vivos. Por exemplo, as fases micelares bicontinuas cúbicas e hexagonais abundam na natureza, incluindo nas asas de uma borboleta, nas mitocôndrias ou mesmo em algumas membranas celulares.

Cubossomas são morfologias complexas, com redes internas  de canais de água, dispostos em padrões regulares e nanoestruturados.  Este trabalho é inédito: é o primeiro relato na literatura da existência de cubossomas a partir de  carbohidratos; usamos o copolímero PS-b-XGO, poli (estireno-b-xiloglucana), onde os blocos de açúcar eram oligossacarídeos extraídos de sementes do tamarindo. Este copolímero se associa em água para formar vesículas, quando altamente diluído, e glico-cubossomas em concentrações mais elevadas.