Exame de Proficiência em Línguas Estrangeiras

Sobre o exame de proficiência:

O Programa de Pós-graduação em Química aplica duas vezes ao ano o Exame de Proficiência em Línguas Estrangeiras. A aplicação das provas estão previstas para 1ª quinzena de maio e primeira quinzena de outubro. Os idiomas das provas são: Alemão, Espanhol, Francês e Inglês.  Os alunos que já possuírem certificado de proficiência ou que optem por fazê-lo fora do programa, também terão seus certificados de proficiência aceitos desde que atendam ao Memorando Circular nº 032/PROPG/2014.

A proficiência em inglês é obrigatória para o mestrado e para o doutorado. No caso do doutorado além do inglês é obrigatória a proficiência em outro idioma.

Procedimentos para:

  • Inscrição no Exame oferecido pelo Programa – No período de inscrições para fazer o Exame vá a secretaria do Programa e informe que irá participar do exame e qual o idioma de interesse.
  • Validação do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira realizado fora do Programa – Para solicitar a validação preencha o Requerimento e anexe o documento comprobatório (certificado com o resultado do exame de Proficiência ou o histórico escolar)

 

De acordo com o Regimento do Programa de Pós-graduação em Química da UFSC (2010):

CAPÍTULO IV
DA PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS

Art. 47. Será exigida a comprovação de proficiência em línguas estrangeiras, sendo uma língua para o Mestrado Acadêmico e duas línguas para o Doutorado.

§ 1º. A língua estrangeira para o Mestrado Acadêmico será o Inglês e para o Doutorado o Inglês e uma segunda escolhida dentre Francês, Alemão e Espanhol.

§ 2º. As línguas estrangeiras não geram direito a créditos no Programa.

§ 3º. Os alunos estrangeiros do Programa também deverão comprovar proficiência em língua portuguesa além da proficiência em língua estrangeira estabelecida no § 1º. deste artigo.

§ 4º. O aluno deverá se submeter ao exame de proficiência em línguas ao longo do primeiro ano acadêmico, sendo a sua elaboração e aplicação de responsabilidade do Programa.

§ 5º. No caso de reprovação no exame de proficiência em línguas, o aluno deverá submeter-se novamente, obrigatoriamente, no próximo exame. No caso de repetir o insucesso, o aluno terá sua matrícula cancelada.

§ 6º. Poderão ser aceitos certificados de proficiência em língua estrangeira expedidos por cursos pertencentes ou externos à UFSC mediante avaliação do Colegiado Delegado.